INGREDIENTE PRINCIPAL DESTA PANELA

Minha foto
A gastronomia na visão de um chefe de cozinha mergulhado diariamente no mundo dos sabores!

sábado, 18 de setembro de 2010

FESTIVAL GASTRONOMICO DA ROTA DO DESCOBRIMENTO- PORTO SEGURO

22/06/2010 14:06


Grandes nomes e atrações marcam início do 6º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento.


A “Brasilidade” do 6º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento já começou a tomar conta das cidades de Porto Seguro (Arraial D’Ajuda e Trancoso), Santa Cruz Cabrália e Belmonte. Desde a última quarta-feira, 16 de junho, foram realizados festins, desafios de chefs, aulas de gastronomia, palestras, shows musicais e diversas atrações artísticas e culturais.


Para abrilhantar o evento, famosos chefs de cozinha, como Márcio Moreira, do Programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, na Rede Globo; Dalton Rangel, um dos finalistas da competição Super Chef, também do Programa Mais Você; Mônica Rangel; Tereza Paim e Vincenzo Donnarumma marcaram presença, trocando informações e mostrando suas especialidades gastronômicas.






Em seu festim, realizado juntamente com Tereza Paim, no Eco Resort, na quarta-feira, 16 de junho, Mônica destacou a importância da realização de eventos como o Festival. “Além de ser importante para a cidade, acrescenta muito para a gastronomia, pois a troca de informações entre chefs é muito rica e estamos sempre aprendendo”, afirmou a chef, que é mãe de Dalton Rangel, um dos novos nomes da gastronomia brasileira.

Márcio Moreira, do Programa Mais Você, destacou que um Festival Gastronômico também é capaz de mostrar que as pessoas podem inovar na cozinha com criatividade e novos recursos. “A gastronomia reúne as pessoas e é uma forma de confraternização e troca de experiências”, falou.

Desafio dos chefs

Os quatro renomados nomes da gastronomia brasileira foram jurados do Desafio dos Chefs, que animou a abertura da Cidade da Cultura e Gastronomia, em Arraial D’Ajuda, na sexta-feira, 18 de junho. Também fizeram parte do júri, representantes da comunidade de Porto Seguro, avaliando a harmonia do prato, tempo de preparo, textura e sabor.


Salmo Oliveira (Eco Resort), Mônica Oumato (Belvedere), Adauto (Coqueiros) e Adelson (Rosa dos Ventos) tiveram 40 minutos para preparar um prato com ingredientes que só souberam na hora, como quiabo, jiló, arroz preto, inhame, cebola roxa, semente de gergelim, mel e molho de ostra, além de filé de frango ou filé mignon como base do prato.


Pelo segundo ano consecutivo, Salmo Oliveira foi o campeão do desafio. Ele preparou filé mignon com molho de ostras acompanhado de purê de inhame e cebola caramelizada. “A inspiração veio rápido, assim que fiquei sabendo dos ingredientes já elaborei o prato na minha cabeça”, disse, contando com orgulho ter dedicado 18 dos seus 29 anos à gastronomia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário