INGREDIENTE PRINCIPAL DESTA PANELA

Minha foto
A gastronomia na visão de um chefe de cozinha mergulhado diariamente no mundo dos sabores!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

SOPA DE TERRA ???????

A sustentabilidade na gastronomia está em alta, fiquei intrigado com esta sopa, que não experimentei e nem vi , mas vale aqui ressaltar a importância de nós chefes a iniciativa para que haja um mundo melhor.

Chef cria sopa de terra em nome da sustentabilidade




Na Semana Mesa SP, que aconteceu de 25 a 29 de outubro, organizada pelo Senac São Paulo em parceria com a revista Prazeres da Mesa, convidou chefs internacionais renomados para difundir a sustentabilidade na gastronomia brasileira.

Yoshihiro Narisawa, do restaurante contemporâneo Les Créations, em Tóquio, no Japão, é um dos mais engajados na proposta.

Ele aposta alto na sustentabilidade: não usa qualquer tipo de energia, como eletricidade, gás, carvão, pilha, lenha e investe em receitas inusitadas também, como a sopa de terra e os biscoitos de madeira. Todas essas iguarias têm um propósito.

- Não se trata de uma receita leviana. Criei esta sopa porque queria difundir a mensagem de que a terra é tão saudável quanto os alimentos que ela produz.

O chef aplica em sua cozinha todos os conceitos possíveis de sustentabilidade, tudo em nome do futuro do planeta.

- Tudo que faço é o que gostaria que os meus filhos e netos comessem no futuro.



Macello Tully, brasileiro que comanda a cozinha do hotel Kinloch Lodge, na ilha de Skye, na Escócia, e que ganhou uma estrela Michelin por seu desempenho no início deste ano, conta que tudo que é usado no bistrô é feito e plantado nas redondezas do hotel.

Poucas coisas são de fora, como algumas frutas, por exemplo. Lá, as pessoas têm o costume de cultivar o que comem, diferente do Brasil.

- Há dez anos isso não existia. Em Londres, assim como em São Paulo, cidade que tem muitos prédios, eles cultivam hortas em cima dos telhados e nas coberturas. Isso melhora a qualidade dos alimentos.



Esse também é o método do chef australiano Shane Osborn que cultiva seu jardim no telhado de seu restaurante Pied a Terre, em Londres, na Inglaterra













Nenhum comentário:

Postar um comentário